Notícias de saúde

Periodontite na gravidez ligada a partos prematuros

17 de Setembro de 2003 (Bibliomed). A periodontite é uma doença inflamatória da gengiva e dos tecidos de suporte dentário subjacentes. Geralmente ela é precedida e acompanhada pela gengivite; contudo, a gengivite pode persistir sem que progrida para periodontite. Uma vez estabelecida, a periodontite pode ocorrer em episódios periódicos (cíclicos) nos quais áreas localizadas sofrem destruição relativamente rápida por período de tempo limitado. Esses períodos são marcados por intervalos de remissão e exacerbação intercalados. Em muitos casos, devido à natureza crônica da periodontite, o paciente pode desconhecer a presença da doença.

Agora, investigadores da Universidade de Alabama acreditam ter encontrado um vínculo entre má higiene dental na gravidez e nascimentos prematuros.

Em uma pesquisa de mulheres que foram tratadas para periodontite, eles verificaram que um grupo de mulheres portadoras desta condição tinha uma história de partos prematuros e descobriu que o seu risco de um parto antes de 37 semanas diminuiu em até 84 por cento, após a paciente ter recebido cuidados odontológicos antes da 35ª semana.

Esta pesquisa se soma a um número crescente de evidências que mostra que problemas de gengiva não causam problemas apenas na boca, mas também em outros lugares no corpo.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários