Notícias de saúde

Uso de anticoncepcionais contínuos pode ser útil na endometriose

12 de Setembro de 2003 (Bibliomed). A dor menstrual causada pela endometriose pode ser aliviada pelo uso de pílulas anticoncepcionais orais sem a interrupção mensal habitual. É o que informa um novo estudo italiano publicado esta semana na revista Fertility and Sterility.

Segundo pesquisadores da Universidade de Milão responsáveis pela pesquisa, o uso contínuo de anticoncepcionais orais combina alívio de dor, prevenção de efeitos de privação do estrógeno, boa tolerabilidade, possibilidade de suspensão imediata, contracepção, baixos custos, e, mais importante, a possibilidade de prolongar a terapia indefinidamente.

A endometriose é uma condição na qual o tecido que normalmente reveste o útero e se descola com a menstruação, cresce além do útero e às vezes causa cistos e outros problemas.

O grupo italiano estudou 50 mulheres com períodos dolorosos que ocorreram periodicamente depois que elas haviam sido submetidas a cirurgia para endometriose. A condição das mulheres não tinha melhorado depois de mais de seis meses de uso da pílula em um ciclo mensal interrompido. O tratamento das pacientes foi mudado então para uso contínuo do anticoncepcional.

Nos resultados observados, oitenta por cento das mulheres disseram que estavam muito satisfeitas com esta estratégia de tratamento. Os investigadores observaram ainda que a endometriose nem não cresceu nem se desenvolveram novamente durante o período de tratamento.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários