Notícias de saúde

Confirmada a associação entre a terapia de reposição hormonal e câncer de mama

11 de Agosto de 2003 (Bibliomed). O risco de uma mulher desenvolver câncer de mama é consideravelmente mais elevado quando se usa a combinação dos hormônios estrógeno e progesterona para terapia de reposição hormonal (TRH), do que com tratamentos que incluam apenas o estrógeno. Além disso, as mulheres que fazem a TRH e desenvolvem câncer de mama apresentam uma maior mortalidade. Isso é o que revela um novo estudo publicado neste fim de semana na revista britânica The Lancet.

Pesquisas anteriores já haviam demonstrado o aumento do risco de câncer de mama ligado ao tratamento de reposição hormonal. A TRH é usada freqüentemente para reduzir os sintomas desagradáveis da menopausa, como as ondas de calor.

Foram avaliadas 1.084.110 mulheres entre 60 e 64 anos de idade com o objetivo de determinar a relação entre diferentes tipos de tratamento hormonal e a incidência de novos casos de câncer de mama, além de mortes ligadas à doença. Metade das mulheres havia feito TRH, e este grupo de pacientes foi comparado com o grupo que não usava os medicamentos.

Do ponto de vista estatístico, os dados da pesquisa implicam que, ao se utilizar a combinação estrógeno e progesterona para terapia de reposição hormonal, existem quatro vezes mais casos de câncer adicionais do que o tratamento à base apenas de estrógeno.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários