Notícias de saúde

Pesquisa revela carência de vitamina em mulheres

15 de Janeiro de 2003 (Bibliomed). Aproximadamente 20% das brasileiras com idade entre 20 e 40 anos e 40% das mulheres que estão na pós-menopausa sofrem de carência de vitamina D, que atua no fortalecimento dos ossos e está associada à ocorrência de osteoporose na menopausa. É o que mostra uma pesquisa que vem sendo realizada há dois anos, com 150 voluntárias, pela Universidade de Pernambuco (UPE) e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A absorção de vitamina D pelo organismo pode ser obtida através da ingestão de alimentos e da sintetização da chamada provitamina D, que acontece quando a pele é exposta ao sol. Por esse motivo, os pesquisadores acreditavam que a deficiência da vitamina D fosse menor no Brasil e em outros países tropicais.

Mas, segundo o endocrinologista e pesquisador da UPE, Francisco Bandeira e Farias, os percentuais obtidos pelo estudo são altos e contrariam essa tese. O médico ressaltou que, desde a década de 70, as mulheres têm se exposto menos ao sol e usado protetores solares devido ao risco de câncer de pele. “O filtro solar bloqueia totalmente a produção de vitamina D”, afirma. E, na pós-menopausa, mesmo tomando sol as mulheres correm um grande risco, explica Farias, porque nessa fase a pele perde a capacidade de sintetizar a provitamina D. A alimentação é outro fator que aumenta o risco entre as brasileiras, porque não é tão rica em vitamina D como em outros países. As escandinavas, por exemplo, consomem grande quantidade de peixes gordurosos, como o salmão.

O médico explica que, para suprir essa deficiência e evitar a osteoporose, as mulheres devem complementar a alimentação com compostos multivitamínicos ou com alimentos enriquecidos. Essa medida já foi adotada em países onde a incidência de raios solares é menor e não há consumo regular de alimentos ricos em vitamina D. “Quando concluirmos a pesquisa, poderemos propor ao governo medidas para prevenir essa deficiência”, diz Farias. Enquanto isso não acontece, o pesquisador aconselha a ingestão diária de leite, outra importante fonte da vitamina.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários