Notícias de saúde

Droga experimental reduz em até 50% o tamanho de tumores

26 de Novembro de 2002 (Bibliomed). Uma nova droga capaz de cortar o suprimento de sangue necessário para o crescimento dos tumores conseguiu diminuir pela metade o tamanho do câncer em 25% dos pacientes que participaram dos testes preliminares, informaram os pesquisadores do Instituto Gustave Roussy, em Villejuif, França. A equipe de Eric Raymond deu a droga – conhecida apenas pelo código SU011248 – a pacientes afetados por vários tipos de câncer que não respondiam ao tratamento padrão.

Na fase 1 dos testes clínicos, 23 pacientes receberam o medicamento por via oral durante quatro semanas, em doses que variaram de 50 mg a cada dois dias a 150 mg diários. Inicialmente, os pesquisadores achavam que a droga conseguiria apenas estabilizar o tamanho dos tumores, mas em 6 dos 23 pacientes avaliados os tumores encolheram 50% ou mais. "É bastante. Em testes de fase 1, a expectativa é uma resposta de menos de 5%. Ficamos surpresos com a resposta do primeiro paciente. Em seis meses, houve uma redução de mais de 50% no tamanho dos tumores de uma pessoa com câncer renal recorrente e que já tinha apresentado tumores secundários nas glândulas supra-renais e nos pulmões. O paciente não havia respondido à imunoterapia", disse.

A dose diária de 50 mg foi bem tolerada, mas dosagens mais elevadas provocaram fadiga incapacitante. Os pesquisadores constataram que o medicamento acumulou-se temporariamente sob a pele, tornado-a amarelada. Os cabelos de alguns pacientes ficaram brancos. Os pesquisadores acreditam que alguns efeitos adversos observados decorrem do fato da droga levar o tumor à morte rapidamente. "Essa é uma das primeiras drogas angiotóxicas com efeitos antitumorais. De fato, em alguns pacientes que receberam doses mais altas, apareceram muitos efeitos que provocaram necrose do tumor e exigiram tratamento cirúrgico", disse Raymond. Os cientistas acreditam que essa droga possa funcionar onde outras falharam, por atacar várias defesas do câncer simultaneamente.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários