Notícias de saúde

Vacina pode ajudar no tratamento de artrite

09 de Outubro de 2002 (Bibliomed). Testada com bons resultados no tratamento da tuberculose, como uma alternativa à BCG, a vacina DNA-hsp65 vem tendo seu uso estudado por pesquisadores da USP também para o tratamento da artrite reumatóide, doença que ataca milhares de pessoas em todo o mundo. Constituída por material genético que recebe o nome pCDNA3-hsp65, esta vacina teve sua atuação analisada em camundongos com tuberculose experimental murina (induzida artificialmente) e se mostrou eficiente, tanto na prevenção como no tratamento da doença. A vacina ainda não foi testada em humanos e seu uso para tratamento tanto da tuberculose como da artrite ainda são experimentais, apesar de promissores.

Os cientistas perceberam que o material genético da vacina codifica uma proteína bacteriana que tem uma estrutura muito parecida com uma proteína humana que parece estar associada com o desenvolvimento de várias doenças auto-imunes, como artrite reumatóide, esclerose múltipla, entre outras. Assim, a vacinação com a DNA-hsp65 poderia, teoricamente, desencadear uma doença auto-imune. Para verificar se ela poderia iniciar ou agravar uma doença desse tipo já estabelecida, os pesquisadores resolveram avaliar o efeito desta vacina em modelos experimentais. Na pesquisa que realizou em seu mestrado defendido na Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto, Rubens Rodrigues dos Santos Júnior contatou que a vacina apresenta uma indução de artrite muito pequena, bem menor, por exemplo, do que a causada por Pristane, um potente indutor de artrite usado em experimentos. De 26 camundongos imunizados com a vacina, apenas um desenvolveu artrite.

Numa segunda etapa da pesquisa foi avaliado se a vacina de DNA apresentava um efeito terapêutico em animais com artrite previamente induzida. Rubens observou que os animais que só receberam Pristane desenvolveram a doença, enquanto os animais que foram tratados com a vacina de DNA não desenvolveram artrite, indicando a ação protetora da DNA-hsp65.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários