Notícias de saúde

Crianças podem ficar dependentes da nicotina com alguns cigarros

11 de Setembro de 2002 (Bibliomed). Bastam alguns poucos cigarros para transformar crianças em fumantes regulares. Foi o que constatou um estudo recente realizado por pesquisadores da Universidade de Medicina de Massachusetts, nos Estados Unidos, com adolescentes de 12 e 13 anos. Dos 332 adolescentes entrevistados que disseram ter fumado sem inalar a fumaça, 40% notaram sintomas de dependência. Dentre os 237 entrevistados que disseram ter tragado, 53% notaram os sinais. O estudo demonstrou ainda que a dependência à nicotina estabeleceu-se rapidamente: entre as meninas foi preciso apenas três semanas para que se tornassem fumantes ocasionais. Já entre os meninos, essa média foi de seis meses até que eles começassem a fumar.

O hábito de fumar e a conseqüente dependência à nicotina se instalam mais fácil e fortemente na adolescência - fase que ocorre a formação da personalidade e da consciência crítica e a construção da auto-estima - e são responsáveis por aproximar os jovens de outras drogas ilícitas. Um Estudo Global do Tabagismo entre os Jovens, realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 46 países, revelou um quadro alarmante de dependência prematura, a partir dos dez anos de idade.

Outras duas pesquisas, uma britânica e a outra dinamarquesa, revelaram que tanto os colegas como os professores que fumam exercem forte influência sobre os jovens adolescentes. Segundo os autores, o hábito de fumar passa a ser visto pelas crianças como uma atitude normal e encorajada por pessoas de sua confiança. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) também alerta que é fundamental que os modelos de comportamento nessa fase da vida, principalmente pais e professores, se engajem no trabalho de conscientização de forma coerente, deixando de fumar ou não fumando na presença de crianças e adolescentes, porque, além de servirem como fortes exemplos, transformam os jovens em tabagistas passivos, vítimas de sérios problemas de saúde.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários