Notícias de saúde

Remédios contra câncer serão distribuídos pelo SUS

20 de Agosto de 2002 (Bibliomed).Remédios contra dor crônica indicados para doentes com câncer ou com outras doenças degenerativas que causam dor permanente serão disponibilizados nos centros de referência oncológica ou de tratamento para a dor, a partir do início do mês de setembro. São medicamentos opiácios (morfina, metadona e codeína), de venda proibida em farmácia, que serão distribuídos gratuitamente, principalmente aos doentes de câncer.

Além de um indicador da qualidade do tratamento de câncer oferecido no país, a medida é "um pleito antigo de médicos e pacientes" destacou o diretor geral do Instituto Nacional de Câncer (Inca) e presidente do Conselho Consultivo do Inca (Consinca), Jacob Kligerman. Segundo o ranking da Organização Mundial da Saúde (OMS) quanto ao consumo global de morfina per capita, em 1999, o consumo do Brasil era de apenas 1,78 miligramas – índice insignificante comparado, por exemplo, ao do Canadá, que era de 52,05 miligramas.

A inclusão dos medicamentos opiácios entre os remédios distribuídos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) foi possível em função da economia de R$120 milhões conseguida através da isenção de ICMS, PIS e Cofins, aprovada pelo Conselho Nacional de Política Fazendária. Com a isenção, outros medicamentos excepcionais (como o interferon peguilado, para portadores de hepatite C, e os remédios para portadores de mal de Parkinson, artrite reumatóide, osteoporose e esquizofrenia refratária) também passaram a ser fornecidos pelo SUS, beneficiando cerca de 384 mil pessoas, segundo o Ministério da Saúde.

O ministro da Saúde Barjas Negri recebeu o apoio do Consinca, no último dia 13, pela iniciativa. Na ocasião, Negri disse que medidas como o fornecimento dos medicamentos para a dor crônica no atendimento do SUS confirma que "com a melhoria do setor de saúde incluímos mais pessoas no atendimento e melhoramos a qualidade desse atendimento"

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários