Notícias de saúde

Antibióticos não aumentam casos de asma na infância

08 de Agosto de 2002 (Bibliomed). Pesquisadores americanos jogaram por terra a idéia de que o uso de antibióticos em bebês está relacionado ao desenvolvimento de asma e de alergias na infância. A equipe de Juan C. Celedón, do Laboratório Channing, em Boston (EUA) avaliou o uso de antibióticos em bebês com menos de 12 meses e o desenvolvimento de asma, rinite alérgica e eczema aos cinco anos de idade. Os pesquisadores acompanharam 448 crianças cujos pais (ou apenas um deles) eram alérgicos e não encontraram nenhum vínculo significativo entre o consumo de antibióticos no primeiro ano de vida e a ocorrência de asma, chiado, rinite alérgica e eczema aos cinco anos.

Apesar dos resultados, os pesquisadores ressaltaram que os antibióticos não devem ser usados indiscriminadamente na infância. "Essa prática está associada, entre outras coisas, ao desenvolvimento da resistência microbiana a antibióticos", alertou Celedón, em artigo publicado na edição de julho do American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine.

Prevenção - Especialistas garantem que 80% das crises de doenças respiratórias poderiam ser evitadas com pequenas mudanças de hábito em casa e no trabalho. O controle ambiental reduz, inclusive, a mortalidade indireta causada por infecções hospitalares. Evite acumular bichos de pelúcia, tapetes ou carpetes, livros e brinquedos; mantenha os ambientes sempre secos e ventilados; encape colchões, travesseiros e almofadas com plástico ou tecidos impermeáveis; aplique produtos antimofo e acaricidas em frestas e cantos de móveis; incentive as crianças a brincar ao ar livre e a se agasalharem no tempo de frio; evite a poeira e o mofo a todo custo, substituindo a vassoura pelo pano úmido; lave com água morna as roupas de cama pelo menos uma vez por semana; retire as cortinas ou lave a cada quinze dias as de tecidos sintéticos; não use inseticidas em spray e não acenda cigarro em ambientes fechados ou perto de pessoas alérgicas.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários