Notícias de saúde

Profissionais do SUS serão treinados para atendimento pediátrico

29 de Julho de 2002 (Bibliomed). Cerca de 5,4 mil profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) participarão de cursos que serão realizados pela Sociedade Brasileira de Pediatria, com o financiamento do Ministério da Saúde. O ministro da Saúde, Barjas Negri, e o presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria, Lincoln Marcelo Freire, assinaram o protocolo de capacitação no dia 25 de julho, aprovando o investimento de R$ 1,3 milhão.

O protocolo prevê a realização de cursos para reanimação neonatal e para o atendimento à criança e ao adolescente, vítimas de trauma ou com doença aguda grave, inclusive em situação de emergência. Serão treinados pediatras, obstetras, anestesistas, neonatologistas, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem envolvidos nas ações de assistência perinatal e neonatal.

No mesmo dia, o ministro da Saúde assinou outras duas portarias que beneficiam o atendimento perinatal e neonatal. Uma delas estabelece o pagamento, pelo SUS, de pediatras e neonatologistas, quando o atendimento ao recém-nascido for feito na sala de parto de hospitais de referência para gestantes de alto risco.

A outra portaria cria o Comitê Técnico Assessor em Assistência Perinatal e Neonatal para assessorar a Secretaria de Assistência à Saúde (SAS) na coordenação dos trabalhos. A Secretaria de Políticas de Saúde (SPS) também fará parte do comitê.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários