Notícias de saúde

Saúde prorroga campanha de vacinação contra gripe em idosos

30 de Abril de 2002 (Bibliomed). Seis dos 10,42 milhões de idosos brasileiros foram vacinados contra a gripe em todo o País, segundo balanço divulgado pelo Ministério da Saúde na última sexta-feira. O número corresponde a 61,53% da população com 60 anos ou mais. A meta é vacinar, pelo menos, 70%.

Segundo a coordenadora-geral do Programa Nacional de Imunização, Maria de Lourdes de Souza, os resultados da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso são satisfatórios. Para alcançar a meta, no entanto, cerca de um milhão de idosos ainda precisam ser imunizados. Por isso, a campanha foi prorrogada em vários estados brasileiros.

Nos estados do Rio de Janeiro e Santa Catarina, a campanha de vacinação foi estendida por uma semana. Os idosos podem tomar a vacina até a próxima sexta-feira, dia 3. Em São Paulo, as vacinas serão aplicadas até o dia 10. No Rio Grande do Sul, o prazo é ainda maior: 17 de maio. O objetivo é beneficiar os gaúchos que ficaram impedidos de procurar os postos de saúde por causa das chuvas.

Em Minas Gerais, a campanha vai ser prorrogada em todos os municípios que não atingiram a meta de 70%. A lista de cidades e a data final da campanha devem ser divulgadas hoje pela Secretaria de Estado da Saúde, que ainda finaliza o balanço da vacinação.

Essa é a quarta Campanha Nacional de Vacinação do Idoso contra a gripe. A primeira, em 1999, ultrapassou a meta e vacinou mais de sete milhões de pessoas. Desde o ano passado, a campanha está considerando idosas pessoas a partir dos 60 anos. O lema deste ano é "Tem que vacinar. Não deixe a gripe te pegar". Todos os postos de saúde do Brasil oferecem a vacina gratuitamente.

A Fundação Nacional de Saúde repassou aos estados e municípios 14,5 milhões de doses de vacina contra o vírus da gripe “influenza”. Os sintomas da doença são febre, tosse, espirros, dores pelo corpo e na cabeça. O objetivo da imunização é reduzir o número de internações e mortes de idosos, provocadas por complicações de gripe. As epidemias da doença são mais freqüentes no fim do outono e começo do inverno.

Segundo o Ministério da Saúde, o investimento total da Campanha Nacional de Vacinação de Idosos foi de R$ 71 milhões, entre despesas operacionais, divulgação da campanha e compra das vacinas. O balanço final deve ser divulgado somente em 10 de junho.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários