Notícias de saúde

Ministro da Saúde Vai a Índia na Tentativa de Aumentar Produção de Genéricos

O ministro da Saúde, José Serra chega a Índia esta semana, onde vai participar de uma série de encontros com autoridades do governo e empresários do setor de medicamentos para trocar experiências em relação aos genéricos.

Ele e o ministro da Saúde e Bem-Estar Familiar indiano, C. P. Thakur, vão assinar um termo de cooperação, nesta terça-feira. O documento prevê: a importação de matéria-prima da Índia para fabricação de medicamentos contra a Aids, tuberculose e malária; a transferência de tecnologia entre os dois países para produção de insulina, vacina contra hepatite b e ciclosporina (utilizado para evitar rejeição em transplantes) e, ainda, o incentivo aos empresários indianos para a instalação de indústrias de medicamentos genéricos no Brasil.

Um dos objetivos da viagem do ministro José Serra é garantir o abastecimento do mercado brasileiro com remédios mais baratos e de qualidade - no caso, os genéricos. A Índia é um dos maiores fabricantes de remédios do mundo e possui os preços mais baixos, exportando matéria-prima para os Estados Unidos e a Europa. Para isso, o ministro da Saúde brasileiro se reunirá com empresários de duas das maiores indústrias de medicamentos da Índia (Rambaxy e Core) que estão interessados em abrir empreendimentos para fabricação de genéricos no Brasil.

Haverá também uma reunião com dirigentes da National Pharmaceutical Princing Authority, órgão subordinado ao Ministério da Química indiano que administra os preços das matérias-primas e produtos do segmento farmaco-químico. Nesse encontro serão discutidos os mecanismos utilizados pela Índia para controlar os preços dos medicamentos e mantê-los em níveis acessíveis.

O ministro José Serra também vai se encontrar, na quarta-feira, com o primeiro ministro da Índia, Atal Behari Vajpayee, quando entrega uma carta do presidente Fernando Henrique Cardoso agradecendo a oportunidade da visita. O presidente espera que esse encontro seja proveitoso para aumentar a produção de genéricos no Brasil. Acompanharão o ministro da Saúde na viagem, representantes da Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Vital Brasil, Laboratório Farmacêutico de Pernambuco (Lafepe) e Indústrias Químicas de Goiás (Iquego), que são órgãos estatais fabricantes de remédios.

Copyright © 2000 BoaSaúde

Faça o seu comentário
Comentários