Notícias de saúde

Varicocele pode comprometer fertilidade de adolescentes

Belo Horizonte, 23 de Outubro de 2001 (Bibliomed). A varicocele (doença que provoca o aparecimento de varizes na bolsa escrotal) afeta a capacidade de fecundação dos espermatozóides e pode comprometer a fertilidade dos homens já na adolescência.

Até agora, essa possibilidade era considerada apenas para adultos. É o que revela estudo do urologista Agnaldo Cedenho, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que será publicado na revista norte-americana “Fertility and Sterility”. Segundo o autor, trata-se da primeira pesquisa científica do mundo a comprovar os efeitos malignos da doença entre os jovens.

Foram avaliados 30 garotos com idade média de 16 anos. Metade do grupo tinha varicocele em grau avançado. A outra parte não apresentava a doença. Os pesquisadores testaram a capacidade dos espermatozóides produzidos pelos dois grupos de rapazes de fecundar um óvulo.

A diferença dos resultados foi expressiva: foram detectados problemas de fertilidade em 40% dos portadores de varicocele (seis garotos), contra 6,7% (apenas um adolescente) no grupo sem a doença.

Com base nesses dados, Cedenho afirma que a cirurgia, feita na região da virilha, é o tratamento mais apropriado. A varicocele costuma aparecer durante a juventude e piora ao longo dos anos.

Muitos homens, porém, só percebem sua existência na idade adulta, porque geralmente não sentem dor e têm vida sexual normal. Além disso, não consultam médicos com a mesma freqüência que as mulheres, o que pode ajudar a retardar o diagnóstico.

A doença provoca o aumento da pressão nas veias que drenam a região dos testículos e altera o sentido do fluxo de sangue que irriga o local. A cirurgia corrige essa falha, pois as veias defeituosas são amarradas e cortadas.

Segundo o urologista, o melhor é operar os homens ainda jovens, assim que for detectada a doença nos graus mais avançados (graus 2 e 3). Cedenho afirma que a varicocele acomete 27% dos homens.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários