Notícias de saúde

Notificação de casos de Aids na Rússia pode estar subestimada

Belo Horizonte, 06 de Setembro de 2001 (Bibliomed). Os dados oficiais indicam que o vírus HIV infectou quase 145 mil russos. O maior número de soropositivos reside na região de Moscou (15.595). A segunda localidade mais afetada é Sverdlosvk (10.500), nos Urais. Mas o número oficial de 144.233 pessoas infectadas em relação a uma população de 145 milhões de habitantes, não reflete a situação real do país.

O Ministério da Saúde da Tailândia acredita que a cifra possa estar subestimada. A Aids, segundo a autoridade de saúde, transformou-se na primeira causa de mortes no país, superando os acidentes de carro, doenças do coração e câncer. A dificuldade na notificação de casos é que os soropositivos residentes nas zonas rurais não assumem a doença nem as mortes decorrentes dela.

Entidades de prevenção à Aids estimam que, pelo menos, um milhão de pessoas está infectada pelo vírus HIV na Tailândia - que tem 60 milhões de habitantes. O Ministério da Saúde espera, inclusive, que a Tailândia receba uma fatia considerável do novo fundo criado pela Organização das Nações Unidas para controlar a doença: o Fundo Global da ONU para a luta contra a Aids.

Não só a notificação da Aids mostra-se comprometida com a tentativa de moradores de negarem a doença, como também os registros de outras enfermidades acabam superestimados. É o caso das cardiopatias, problemas no coração. Chefes de aldeias preferem dizer que as mortes não-acidentais resultaram de parada cardíaca.

Sendo assim, as estatísticas apontavam que doenças do coração eram a principal causa de mortes no país. Em um novo levantamento epidemiológico, o governo demonstrou que a Aids é a maior responsável por óbitos, sobretudo, na zona rural. A Tailândia tem o número mais representativo de pessoas infectadas com HIV do Leste da Ásia.

Grande fator contribuinte é a atuante indústria do sexo que existe na região. Uma campanha de prevenção da Aids foi implementada no início da década de 90, mas os efeitos mostraram-se pouco significativos.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários