Notícias de saúde

Funasa divulga resultado parcial da campanha de multivacinação

Belo Horizonte, 30 de Agosto de 2001 (Bibliomed). Apenas nas primeiras quatro horas do último sábado, mais de 5 milhões de crianças foram imunizadas contra a poliomielite ou paralisia infantil, durante a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação Infantil. O número, segundo a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), representa quase 30% da meta de vacinar 16,7 milhões de crianças menores de cinco anos.

O presidente da Funasa, Mauro Ricardo Machado Costa, considerou o balanço parcial muito positivo, se comparado ao mesmo número de crianças vacinadas no mesmo período do ano passado. Cerca de 1 milhão de crianças a mais foram imunizadas.

Em Goiás e no Amazonas, a segunda etapa garantiu as doses contra a pólio às crianças e a vacina contra a rubéola às mulheres entre 12 e 29 anos. O vírus causador da poliomielite foi erradicado do Brasil há 12 anos.

O último caso da doença foi registrado na Paraíba, em 1989. Mesmo assim, há possibilidades de que o vírus seja reintroduzido no país, já que a doença é comum em cerca de 30 países, entre eles Angola, na África, Irã, no Oriente Médio, e Índia, na Ásia.

Recentemente, foram registrados casos em Porto Príncipe, capital do Haiti, e na República Dominicana, países que estão próximos da América do Sul. A ameaça de reintrodução do vírus ocorre principalmente pelo grande fluxo de viajantes entre esses países e o Brasil.

Para a segunda etapa, a Funasa colocou disponíveis cerca de 36, 7 milhões de doses de vacinas. Contra a pólio, foram 27 milhões. O restante diz respeito às demais vacinas que compõem o Calendário Básico de Vacinação. As crianças que estavam com o cartão desatualizado receberam as doses contra sarampo, rubéola e caxumba, por exemplo.

O Ministério da Saúde investiu cerca de R$ 46 milhões nesta etapa da campanha. Em todo o Brasil, funcionaram 131 mil postos, inclusive em locais de difícil acesso. Na primeira etapa da Campanha, realizada em junho, foram imunizadas 17,9 milhões de crianças menores de cinco anos.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários