Notícias de saúde

Novo serviço tira dúvidas sobre planos de saúde

Belo Horizonte, 23 de Julho de 2001 (eHealthLA). O ministro da Saúde, José Serra, lançou esta semana, em São Paulo, o disque ANS, coordenado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), funcionando com uma central 0800.

O serviço é dirigido aos brasileiros que têm dúvidas sobre os planos privados de assistência à saúde. Cerca de 30 atendentes vão orientar e tirar as dúvidas dos consumidores.

Além de auxiliar o usuário, o serviço também vai ser útil para o processo de fiscalização do mercado e para estabelecer normas para o bom funcionamento das empresas que atuam nesse setor. O mercado de planos privados de assistência à saúde envolve, atualmente, cerca de 30 milhões de brasileiros.

O serviço de orientação ao consumidor dos planos de saúde era feito, desde 1999, pelo Disque Saúde do Ministério da Saúde. Durante esse período, cerca de 77 mil solicitações de orientação ocorreram.

As dúvidas mais comuns diziam respeito a reajustes, operadoras, cobertura assistencial, doenças, lesões pré-existentes e alteração na rede prestadora.

Em pouco mais de um ano de atividade, a ANS já fez um levantamento completo das faixas de incidência e dos produtos oferecidos pelos planos de saúde, que surgiram no País na década de 60.

Em janeiro deste ano, a ANS identificou a existência de 32.114 tipos diferentes de contratos privados. A Agência controla o repasse de custos e determinou que o reajuste de preços só pode ocorrer a cada 12 meses.

Além disso, a ANS fez uma revisão e aperfeiçoou a relação dos itens indispensáveis a serem cobertos pelos planos.

O Disque ANS funciona, em fase experimental, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O número para atendimento é 0800-701 9656. A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer parte do país.

Os consumidores que já contrataram algum plano privado e têm dúvidas devem ter em mãos carteirinhas, contrato e os últimos boletos de pagamento.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários