Notícias de saúde

Novo método de artroscopia para cuidar dos meniscos

São Paulo, 01 de Junho de 2001 (eHealthLA). Um problema de joelho que tem afastado diversos atletas de suas atividades, particularmente no futebol, pode estar com seus dias contados.

Os meniscos, que provocam dores e às vezes dificuldades de locomoção mesmo em quem está longe de ser atleta, ganharam ovo aliado no tratamento.

“Pela primeira vez tenho um genuíno sistema de artroscopia, que estou confiante, pois corrigirá efetivamente um rompimento no menisco”, declarou o dr. James Andrews, da Alabama Sports Medicine Institute, sobre o produto que a Smith & Nephew, Inc., lançou em todo o mundo. Trata-se do Sistema de Correção do Menisco FasT-Fix(TM).

Este representa a primeira técnica de correção do menisco que agrupa a facilidade de uso oferecida pelos implantes de correção meniscal, com a resistência das correções tradicionais com sutura.

Até agora, cirurgiões ortopédicos tinham que escolher entre técnicas de implante menos agressivas e técnicas mais potentes de sutura.

O Sistema FasT-Fix é o primeiro implante baseado em sutura de fácil utilização, que tem a resistência de uma correção de sutura padrão ouro, sem as concessões associadas com os atuais implantes do menisco, garante a assessoria da Smith & Nephew.

Técnicas de sutura requerem a criação de uma incisão na parte posterior do joelho, resultando num tempo operativo mais extenso.

Técnicas mais rápidas que eliminam esta incisão resultam no comprometimento da resistência da fixação. Testes em laboratório na Universidade de Kentucky demonstraram que a resistência da fixação do dispositivo FasT-Fix era equivalente ao ponto de sutura de um colchão vertical, atualmente a correção mais resistente.

As correções baseadas em sutura têm uma história estabelecida de resultados em longo prazo, e são tecnicamente desafiantes, pois estas correções exigem uma incisão posterior. Testes clínicos subseqüentes confirmaram que o sistema FasT-Fix elimina os obstáculos técnicos sem sacrificar a resistência.

O dr. Lawrence Lemak do Instituto de Medicina Esportiva de Alabama afirmou tratar-se de “uma técnica segura e eficaz: uma excelente solução para uma correção totalmente interna”.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários