Notícias de saúde

Brasil: Evento apresentará novidades sobre o tratamento da trombose

São Paulo, 5 de Abril de 2001 (eHealthLA). Nos dias 7 e 8 de abril, a Aventis Pharma traz para o Brasil uma replica do Congresso Internacional de Trombose, o mais importante da especialidade em todo o mundo. O objetivo é apresentar os mais recentes avanços da medicina sobre o tratamento da doença em todo o mundo.

O evento, nomeado de DVD Expertes Meeting Brazil, contará com apoio de renomados especialistas internacionais e será realizado em Salvador.

Estudo

Durante o evento, será apresentado em primeira mão um estudo clínico sobre a nova utilização do medicamento Clexane® (heparina de baixo peso molecular).

Apesar da droga já ter sido aprovada no Brasil, a pesquisa revelou que o medicamento pode ser indicado também para a prevenção e tratamento da trombose em pacientes clínicos.

Anteriormente, só podia ser administrado profilaticamente a pacientes cirúrgicos com risco de desenvolvimento da doença.

Entenda a Trombose Venosa Profunda

A Trombose Venosa Profunda é um quadro clínico potencialmente perigoso no qual um coágulo sangüíneo se forma no interior de uma veia (vasos sangüíneos que levam o sangue de volta ao coração).

Segundo o Dr. Eduardo Ramacciotti, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular e participante do evento, esse coágulo aloja-se profundamente dentro do corpo, mais freqüentemente nas pernas (90% dos casos) e os sintomas mais comuns são o inchaço e a dor.

É uma patologia grave de difícil diagnóstico e que traz como conseqüência a necessidade de imobilização do paciente e extensão do período de permanência no hospital, uma vez que é mais comum em pacientes internados.

Segundo o especialista, entre as condições que estimulam o aparecimento da doença estão o uso de anticoncepcionais ou tratamento hormonal, presença de varizes, pacientes com insuficiência cardíaca, tumores malignos, obesidade e tabagismo.

Fama

Recentemente, a Trombose Venosa Profunda recebeu destaque com a discussão do risco de desenvolvimento da doença durante vôos aéreos longos ("síndrome da classe econômica").

Quando uma pessoa fica por muito tempo sem movimentar-se, a circulação sangüínea fica prejudicada, dificultando o retorno do sangue para o coração. Como conseqüência, as pernas incham e pode haver a formação de coágulos ou trombos que obstruem as veias.

O coágulo vai para a corrente sangüínea e desencadeia uma embolia pulmonar – quando o coágulo se aloja na artéria pulmonar e interrompe a circulação nos pulmões.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários