Notícias de saúde

A Vitamina E Pode Beneficiar Diabéticos Tipo 1

NEW YORK, (Reuters Health) – O uso de suplementos de vitamina E parece melhorar o fluxo sangüíneo em pacientes com diabetes tipo 1, sugerem os resultados de um estudo.

O diabetes tipo 1 normalmente é diagnosticado em crianças ou adultos jovens e é causada pela falta de insulina, o hormônio responsável pela regulação do açúcar do sangue, ou glicose. Estudos anteriores demonstraram que os diabéticos apresentavam mal funcionamento do endotélio, uma camada fina de células que recobre os vasos sangüíneos e controla o fluxo de sangue pelo relaxamento e contração dos vasos.

Para investigar se a vitamina E, um antioxidante, pode melhorar a função endotelial em pacientes com diabetes tipo 1, pesquisadores australianos estudaram 41 pacientes, com diabetes tipo 1, administrando 1.000 unidades internacionais (UI) de vitamina E ou um placebo ( um comprimido inativo) durante três meses.

Antioxidantes como a vitamina E podem remover os radicais livres, que são partículas que danificam células e que são subprodutos normais do metabolismo.

Usando ultra-sonografia, os pesquisadores mediram a circulação sangüínea nos pacientes. Eles encontraram que aqueles que tomaram vitamina E apresentaram uma melhora na circulação comparados àqueles que tomaram placebo, de acordo com um artigo publicado no Journal of the American College of Cardiology.

“Até onde sabemos, este é o primeiro estudo em indivíduos diabéticos a demonstrar melhora da função endotelial com este antioxidante”, escreve o Dr. R. Andrew P. Skyrme-Jones e colaboradores da Monash University em Melbourne, Austrália. Contudo, um estudo anterior mostrou que o uso de vitamina E não parece beneficiar pessoas com diabetes tipo 2, ou diabetes tipo adulto.

Os pesquisadores acreditam que a vitamina E pode reduzir a oxidação do LDL, ou “mau” colesterol, um passo que pode melhorar as dificuldades de circulação sangüínea nos diabéticos tipo 1. Os resultados sugerem que os radicais livres contribuem para o funcionamento anormal nestes pacientes em um período relativamente curto de tempo.

“Estes resultados sugerem que a vitamina E pode desempenhar um papel no controle da doença vascular precoce em indivíduos com diabetes tipo 1”, concluem os pesquisadores.

Fonte: Journal of the American College of Cardiology 2000;36:94-102

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários