Notícias de saúde

BRASIL: Linus Pauling, Maior Defensor da Vitamina C Completaria 100 Anos

São Paulo, 1 de Março de 2001(eHealthLA). Fevereiro marca o centenário de nascimento de Linus Pauling, cientista norte-americano duas vezes vencedor do Prêmio Nobel e um dos primeiros defensores do uso contínuo da Vitamina C para a manutenção da saúde. Depois de ganhar dois prêmios Nobel, um de Química, em 1954, e o outro da Paz, em 1962, o químico americano Linus Pauling (1901-1994) dedicou os últimos anos de sua vida ao estudo das propriedades da vitamina C.

Tanto é que criou uma entidade, o Instituto Linus Pauling, na Califórnia, nos Estados Unidos, voltado para a pesquisa sobre a substância. Ele acreditava que megadoses do nutriente poderiam ajudar a prevenir a gripe, o câncer e as doenças cardiovasculares. No fim da vida, ingeria 18 gramas da vitamina diariamente. Morreu aos 93 anos de câncer de próstata.

Propriedades da Vitamina

A vitamina C é importante para o fortalecimento do nosso sistema imunológico e auxilia na função de defesa dos glóbulos brancos. Ela ainda estimula a produção do colágeno, que sustenta as principais estruturas do corpo e atua como antioxidante, protegendo as células e os tecidos contra os radicais livres e das reações bioquímicas que envolvem o oxigênio.

Como Consumir

Essa vitamina é solúvel em água e não resiste muito ao aquecimento nem ao congelamento. Portanto, consuma os alimentos frescos. Se você, por exemplo, decidir comer apenas a metade da goiaba, não deixe a outra parte exposta no ambiente. Cubra-a e guarde-a na geladeira, pois ao contrário ela vai reagir com o ar e perder suas propriedades. Alimentos que são fontes naturais do nutriente em 100 g:

· acerola - 1,9 grama
· goiaba - 0,3 grama
· caju - 0,17 grama
· salsa - 0,19 grama

Controvérsia

Pesquisadores divergem sobre como obter a vitamina. É ponto pacífico que a boa alimentação é uma ótima forma de manter-se saudável. A dúvida é se a dieta tem capacidade de proporcionar toda a vitamina C necessária ao corpo. O médico ortomolecular Oslim Malina, do Paraná, diz que é muito difícil ter disciplina para se alimentar direito todos os dias. Por isso, a suplementação seria necessária. Já outros pesquisadores defendem que, diante da falta de comprovação final sobre os efeitos do nutriente, o melhor é ir direto às fontes naturais.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários