Notícias de saúde

Bird e Centro dos EUA se Unem Para Melhorar Saúde Mundial

Por Emma Patten-Hitt

ATLANTA (Reuters Health)
- Em um esforço para melhorar a saúde mundial, os Centros para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos assinou um acordo com o Banco Mundial (Bird), principal financiador do mundo para países de baixa e média renda.

Pelo acordo, o CDC vai fornecer especialistas e técnicos para colaborar no planejamento, implantação e avaliação de projetos de saúde do Banco Mundial. O acordo pode ajudar a evitar o alastramento de doenças como malária, HIV-Aids e tuberculose e melhorar outras preocupações mundiais como nutrição e saúde materno-infantil, informaram o CDC e o Bird.

"A combinação do conhecimento, habilidade e experiência em saúde do CDC com o know-how econômico e aptidão de desenvolvimento do Banco Mundial constitui uma parceria poderosa para melhorar a saúde mundial", disse Jeffrey P. Koplan, diretor do CDC, em declaração oficial.

Os projetos adicionais incluem doenças crônicas -- como distúrbios cardiovasculares e câncer -- e fatores de risco como fumo na América Latina, Leste Europeu e Ásia Central. "Uma associação com o CDC aumenta muito nossa habilidade para oferecer o melhor conselho possível aos nossos clientes", disse à Reuters Health, Christopher Lovelace, diretor do setor de Saúde, Nutrição e População do Banco Mundial.

"Quase 1,3 bilhão de pessoas, representando um quarto da população mundial, continuam a viver na pobreza absoluta", observou Stephen Blount, diretor associado para Saúde Global do CDC. "Noventa e três por cento das doenças mundiais estão concentradas nos países de baixa e média renda", disse o especialista.

"Apenas formalizamos com o CDC uma relação produtiva de 20 anos que amadureceu ao longo do tempo", disse Lovelace.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2001 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários