Notícias de saúde

EUA Aprovam Tratamento Semanal de Hepatite C

25 de Janeiro de 2001 (Bibliomed). A Food and Drug Administration (FDA), órgão dos EUA que regula drogas e alimentos, aprovou um tratamento semanal para alguns pacientes com hepatite C crônica, anunciou na segunda-feira o fabricante da droga, Schering-Plough.

O produto, Peg-Intron (peguinterferon alfa-2b), estará disponível nos Estados Unidos no início de fevereiro. A droga é indicada para tratar pacientes que não receberam anteriormente o tratamento padrão, o interferon alfa.

Os atuais tratamentos de hepatite C, incluindo as injeções de interferon e o interferon mais a ribavirina, precisam ser tomados três vezes por semana, enquanto o Peg-Intron, disponível na Europa desde maio de 2000, foi desenvolvido para ser injetado uma vez por semana e pode ser auto-administrado.

A droga recebeu esse nome devido à técnica conhecida como peguilação, em que um tipo de preservativo chamado polietilenoglicól (PEG) é adicionado ao interferon alfa. Acrescentando o PEG, os cientistas criaram uma espécie de barreira que protege o interferon de ser quebrado rapidamente no organismo. Isso permite ao Peg-Intron conservar sua efetividade contra o vírus da hepatite C por períodos mais longos.

O concorrente Hoffman-La Roche também desenvolveu um interferon peguilado, que deve ser aprovado na metade de 2001.

Cerca de 4 milhões de pessoas têm hepatite C nos Estados Unidos e aproximadamente 70 por cento daquelas infectadas vão desenvolver doença hepática crônica, a causa mais frequente de transplantes de fígado em adultos, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos Estados Unidos.

A doença mata entre 8.000 a 10.000 norte-americanos anualmente, um índice que, segundo os CDC, vai triplicar em 2010, alcançando a taxa anual de mortes de Aids.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários