Notícias de saúde

Dengue e Diarréia Devem Aumentar em El Salvador

19 de Janeiro de 2001 (Bibliomed). Surtos de dengue hemorrágica e diarréia devem crescer nos próximos dois anos em El Salvador, depois que um terremoto atingiu o país da América Central no sábado, afirmam representantes da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).

Durante uma coletiva de imprensa realizada em Washington, Mirta Roses, diretora-assistente da Opas, disse que ajuda de outros países no resgate têm sido louvável.

"A generosidade e solidariedade que as pessoas vêm mostrando são ótimas. O que precisamos agora é canalizar o apoio de forma que possa beneficiar diretamente as vítimas do terremoto."

Em El Salvador, a Opas está encorajando pessoas a não enterrar os corpos retirados do local até que sua identificação tenha sido realizada.

"Os possíveis perigos à saúde apresentados pelos cadáveres são muito pequenos", Roses disse durante uma entrevista à Reuters Health. "Eles são pequenos comparados à tristeza da família que não consegue identificar o corpo de seu ente querido." Os cadáveres oferecem pouco risco para a saúde, mas é grande a possibilidade de haver surtos de dengue e gastroenterite viral.

Roses disse que a maior parte das pessoas na área está refugiada em abrigos sem água potável suficiente para todos.

"Esses locais superlotados, associados à falta de água potável e necessidade de preparar comida em grande quantidade de condições apertadas", explicou.

Surtos como esses vão ocorrer em regiões onde os hospitais também foram destruídos ou danificados: o tratamento efetivo pode demorar ou simplesmente não chegar.

"Nossa maior preocupação agora é controlar esses surtos, mas também precisamos ajudar as vítimas a reconstruir seus hospitais, casas e suas vidas", disse.

Doações financeiras para ajudar El Salvador podem ser enviadas diretamente para a Opas ou para a Fundação Educação, uma organização não-governamental que trabalha com a Opas. Para entrar em contato com a Opas, acesse o site http://www.paho.org.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários