Notícias de saúde

BRASIL: ANS Cria Ranking Para Melhorar o Setor de Planos de Saúde

São Paulo, 15 de Janeiro de 2001 (eHealthLA). Líderes de reclamações nos Procons do País, os planos de saúde serão incluídos em um ranking para ajudar a população a descobrir quais são os melhores em atendimento, cobertura e situação financeira. A decisão é da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), órgão que regulamenta o setor.

Segundo Januário Montone, diretor-presidente da ANS, o ranking poderá ser feito por uma organização não-governamental (ONG), para evitar que haja conflito de interesses. “O governo, que é fiscalizador não pode ser também o administrador da listagem”, explica. As empresas também serão obrigadas a publicar balancetes uma vez por ano.

Segundo a ANS, ao todo, são 2.733 operadoras registradas, dessas 1.600 são realmente ativas. Nas últimas semanas, a Agência abalou o setor decretando a liquidação extrajudicial de duas empresas (Adress, do Rio de Janeiro, e a Saúde Unicór, de São Paulo). Isso depois de ter anunciado o processo de intervenção na Unimed de São Paulo. Segundo Montone, há outras empresas com problemas. “Precisamos evitar que a população compre um problema e não um plano de saúde”, diz.

A Agência pretende também, lançar um sistema de leilões com empresas pré-qualificadas, com boa saúde financeira e bem administradas, que poderão comprar as carteiras de clientes de operadoras com dificuldades.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários