Notícias de saúde

Cirurgião-Geral Anuncia Plano Nacional Contra Obesidade

10 de Janeiro de 2001 (Bibliomed). O cirurgião-geral David Satcher, equivalente americano ao ministro da Saúde, anunciou segunda-feira medidas preliminares para uma estratégia nacional contra a epidemia de obesidade nos Estados Unidos.

O plano, de um ano de duração, deve integrar escolas, locais de trabalho e clínicas de saúde no esforço federal para reduzir as taxas de peso acima do normal e obesidade. Mais de 60 por cento dos adultos norte-americanos com mais de 20 anos de idade estavam acima do peso ou eram clinicamente obesos em 1999, conforme o Centro Nacional para Estatísticas em Saúde. As taxas aumentaram mais que o dobro desde 1980.

"Aumentaram em ambos os gêneros e entre todos os grupos populacionais de adultos", declarou Satcher, em nota divulgada pelo Departamento de Saúde e Serviços Humanos (HHS, sigla para Departament of Health and Human Services).

Como muitos norte-americanos estão ingerindo menos calorias por dia nos últimos anos, muitos especialistas atribuem o aumento da obesidade a uma dieta em geral altamente calórica, rica em gorduras e redução da atividade física. Estima-se que a obesidade custe à economia norte-americana mais de 100 bilhões de dólares por ano em tratamentos de saúde e custos relacionados, informou o HHS.

A agência já convocou encontros de especialistas de saúde pública e pesquisadores para iniciar o processo de elaboração de um plano de ação nacional, informou a nota oficial. Outros eventos estão agendados para 2001, incluindo encontros públicos entre agentes federais para elaborar uma única estratégia governamental.

Não deve haver qualquer mudança nos planos quando o presidente Clinton deixar o governo em menos de duas semanas, informou Damon Thomson, porta-voz do Serviço Público de Saúde dos Estados Unidos.

A gestão de Satcher como cirurgião-geral vai até fevereiro de 2002 e Ari Fleisher, porta-voz do presidente eleito George W. Bush, declarou sexta-feira que Satcher é bem-vindo e deve desenvolver sua gestão na nova administração.

A obesidade aumenta o risco de problemas graves como doença cardíaca, diabete, artrite e alguns tipos de câncer.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários