Notícias de saúde

Vacina Contra Gripe Pode Ajudar a Evitar Ataque Cardíaco

27 de Dezembro de 2000 (Bibliomed). Os cientistas podem ter descoberto outra boa razão para a vacina contra a gripe: ela pode cortar o risco de um ataque cardíaco.

Enquanto nos últimos anos, cada vez mais evidências têm associado várias infecções ao ataque cardíaco, pesquisadores descobriram a primeira associação entre vacinação e uma redução do risco de ataque do coração.

Em um estudo com 218 pacientes que sofreram ataque cardíaco, os pesquisadores associaram a vacina contra gripe a um risco 67 por cento menor de ocorrer um segundo ataque do coração.

A equipe de Morteza Naghavi, do Centro da Ciência da Saúde da Universidade do Texas, em Houston, observou os pacientes cardíacos durante uma estação de incidência de gripe. Quem sofreu o segundo ataque cardíaco foi colocado em um dos grupos do estudo e quem não sofreu um enfarte foi considerado integrante do grupo de "controle".

Apenas 47 por cento dos pacientes que tiveram um segundo ataque do coração receberam vacina contra gripe naquele ano, comparados a 71 por cento daqueles cujos corações permaneceram estáveis, indicou o estudo.

O grupo de controle também relatou uma taxa mais alta de vacinas anteriores contra gripe.

O efeito protetor da vacina contra gripe manteve-se depois que os pesquisadores consideraram os fatores de risco para doença cardíaca como fumo e pressão sanguínea alta.

Os resultados foram publicados na edição de 19/26 de dezembro do Circulation: Journal of the American Heart Association.

Naghavi disse à Reuters Health que o fato de várias infecções terem sido associadas à doença do coração levou a equipe a investigar a hipótese de que evitar as infecções poderia cortar o risco de ataque cardíaco.

A pesquisa sugere que certas bactérias como as que causam doenças na gengiva ou úlceras e alguns vírus podem contribuir para a doença do coração.

Uma teoria é que células imunes inflamatórias que respondem a infecção se juntam a placas acumuladas nas artérias do coração. Além disso, se a inflamação causa problemas às placas instáveis pode provocar seu rompimento e levar à formação de coágulos sanguíneos que cortam o fluxo do sangue e provocam um ataque cardíaco.

As infecções também dão início a reações que tornam o sangue mais grosso e mais propenso a coágulos, observou Naghavi.

Como as gripes são tão comuns e a infecção gera uma resposta imune rápida e forte, poderiam apresentar um risco particularmente importante, segundo Naghavi.

São necessárias mais pesquisas para confirmar a associação entre gripe e doença cardíaca mas, por enquanto, o estudo fornece outra boa razão para fazer a vacina contra gripe, disse Naghavi.

Especialistas do Centros para Controle e Prevenção de Doenças (CDC), em Atlanta (Geórgia), enfatizaram que certos grupos -- incluindo adultos com 50 anos de idade ou mais e qualquer pessoa com uma doença crônica do coração, pulmão ou rins -- deveria receber anualmente uma vacina contra gripe.

Essas pessoas têm um risco maior para complicações decorrentes da gripe como pneumonia. "Agora, acreditamos que estas complicações poderiam incluir a doença cardíaca", disse Naghavi.

Copyright © 2000 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários