Notícias de saúde

Pulôver de Lã Pode Provocar Alergia

NOVA YORK (Reuters Health) - Ficar quentinho usando um pulôver de lã no inverno pode ser confortável, mas cientistas australianos alertaram que a lã pode abrigar agentes alergênicos que provocam sintomas de alergia como coriza e espirro.

Um pulôver de lã pode expor uma pessoa a partículas de poeira e alergênicos pelo menos dez vezes mais do que uma roupa de algodão, informou o estudo.

A equipe de Sandra de Lucca, da Universidade de Sydney, constatou que mesmo as roupas de pessoas que não têm gatos apresentaram mais alergênicos depois da exposição ao contato com amigos e colegas de trabalho que criam felinos.

Os pesquisadores analisaram cinco tipos de roupa: uma camiseta de algodão recém-lavada, uma camiseta que havia sido usada na semana anterior, um pulôver de lã, um casaco não impermeável e um blusão de manga longa de algodão. O trabalho foi publicado na edição de novembro do Journal of Allergy and Clinical Immunology.

Como se esperava, as roupas que foram lavadas com menor frequência retiveram mais partículas de poeira e alergênicos de gato. Isso levou a um aumento geral da quantidade de alergênicos que a pessoa inala.

"Roupas pessoais são um foco importante tanto de poeira quanto de alergênicos de gato", concluíram os pesquisadores.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários