Notícias de saúde

África do Sul Aprova Importação de Genérico Anti-Aids

JOHANESBURGO, África do Sul (Reuters) - O governo da África do Sul concedeu uma autorização especial na quinta-feira para a importação de remédios anti-Aids, uma decisão considerada fundamental por grupos de combate à doença.

O Conselho de Controle de Remédios, órgão do governo sul-africano que regulamenta a área, afirmou que permitiria o uso de biozole, o nome do genérico para a droga anti-Aids fluconazole, depois do pedido do grupo Projeto Lei Aids.

A importação de remédios genéricos, produzidos em países como a Tailândia e a Índia, tinha sido proibida pelo governo, preocupado com a possibilidade de tais produtos serem uma violação da lei de patentes.

A política de Aids da África do Sul encontra-se envolta em polêmica desde que o presidente do país, Thabo Mbeki, levantou dúvidas sobre a relação entre o HIV e a doença antes de suspender o uso de remédios como o AZT no sistema público de saúde.

O grupo Projeto Lei Aids argumentou que o fluconazole, vendido pela empresa norte-americana Pfizer sob o nome de Diflucan, era muito caro para que fosse comprado pela África do Sul.

Cerca de 4,2 milhões de sul-africanos, ou um décimo de sua população, estão contaminados com o HIV. O suprimento de remédios antivirais no sistema público de saúde é restrito devido à falta de verbas.

"Essa é a primeira vez que uma organização civil garante que as pessoas que precisam de medicamentos os obtenham", disse a Campanha de Ação e Tratamento, um grupo que se uniu aos esforços da Projeto Lei Aids.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários