Notícias de saúde

Homens São Chamados a Lutar Contra a Aids

WASHINGTON (Reuters) - Com o lema "Os homens fazem a diferença", o diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), George A.O. Alleyne, lançou na quarta-feira uma campanha para chamar a atenção da população masculina mundial na luta contra a crescente epidemia da Aids.

"Os funcionários da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas)... como profissionais da saúde, como trabalhadores, como pais, filhos, irmãos e amigos reconhecemos que podemos oferecer muito à luta contra a Aids", disse Alleyne, em comunicado divulgado dois dias antes do Dia Mundial da Aids.

A epidemias mundial tem atingido números alarmantes. Segundo a Opas, calcula-se que no final de 1999 havia 34,3 milhões de pessoas infectadas com o HIV. A organização informou que o número de mortos chegou a 19 milhões em 1999.

O panorama para as Américas não é menos sombrio. Estima-se que no continente, uma em cada 200 pessoas entre 15 e 49 anos está com Aids. Somente na região do Caribe, uma em cada 50 pessoas tem o vírus, revelou a Opas.

Este ano está usando-se o lema "os homens fazem a diferença" porque, segundo o comunicado, "é evidente que a incidência (do HIV) em pessoas do sexo masculino segue aumentando no mundo inteiro".

"Temos o compromisso de estimular os homens a adotar comportamentos saudáveis e a participar com atenção da saúde de suas parceiras e de toda a família", afirmou Alleyne.

Alleyne destacou também a importância das mulheres nesse processo.

"Reconhecemos a necessidade de prestar a devida atenção na prevenção dos problemas de saúde próprios do sexo feminino, sem esquecer que a tomada de consciência e sensibilização deve estar orientada de forma igual para atender as necessidades de ambos os sexos", completou.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários