Notícias de saúde

Especialistas Alertam Sobre Perigos no Uso do Botox

Por Matthew Harris

RIO DE JANEIRO (Reuters Health) - O rápido crescimento da popularidade das injeções de Botox (toxina botulínica) para tratar rugas faciais tem como consequência seu uso inadequado por profissionais que não são nem dermatologistas, nem cirurgiões plásticos.

Usar de forma inapropriada a toxina botulínica pode resultar em paralisias faciais graves e deformações, segundo Ediléia Bagatin, da Universidade Federal de São Paulo, durante o Congresso Mundial de Dermatologia Cosmética, realizado no Rio.

O uso da toxina em clínicas de estética, particularmente no Brasil, por profissionais que não são da área da saúde está aumentando, observou Bagatin. Além dos riscos oferecidos pela injeção de toxina aplicada inadequadamente, os resultados são decepcionantes, o que acaba produzindo uma imagem negativa da técnica na opinião pública.

Em entrevista à Reuters Health, Bagatin explicou que a toxina, injetada em locais bem precisos do rosto, produz relaxamento de grupos específicos de músculos e faz as rugas desaparecerem. Sua aplicação, porém, requer um conhecimento profundo da anatomia da face.

"Muita gente está experimentando usar a toxina em diferentes áreas do rosto, mas ela deveria ser usada apenas na testa, para eliminar rugas, e ao redor dos olhos, para remover pés de galinha", disse a especialista.

"A falta de regulamentação nos preocupa. As empresas que produzem a toxina deveriam garantir que apenas profissionais qualificados tivessem acesso à toxina", afirmou Bagatin.

Botox é um relaxante muscular extremamente potente, letal em doses de 2 mil unidades ou mais.

Segundo Bagatin, a toxina botulínica tem efeito apenas temporário, mas marcante, na eliminação de rugas e deveria ser usada apenas em combinação com outras técnicas de rejuvenescimento facial.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários