Notícias de saúde

É Difícil Prever Pico de Fertilidade da Mulher, Diz Estudo

Por Suzanne Rostler

NOVA YORK - (Reuters Health) - Mulheres que estão tentando engravidar podem comprar uma infinidade de produtos para ajudar a determinar o período mais férteis do mês. Mas, segundo um novo estudo, esses seus dias, que se acredita estarem entre o 10o. e p 17o. dia de um ciclo menstrual de 28 dias, são altamente variáveis.

Geralmente se diz às mulheres que a ovulação ocorre cerca de 14 dias antes do próximo período menstrual, mas o estudo verificou que elas ovulam entre 7 e 19 dias antes da menstruação.

"A principal mensagem do nosso estudo é que a média de dias férteis não é muito útil para uma determinada mulher em um determinado ciclo", disse à Reuters Health o coordenador o estudo Allen J. Wilcox. "A ovulação pode ser tão variável que uma mulher nunca estará segura sobre quando serão seus dias férteis em um ciclo em particular", informou Wilcox.

"Até que apareça um produto capaz de prever a ovulação com cinco ou seis dias de antecedência, esses kits terão eficiência limitada para mulheres que querem engravidar", disse o pesquisador.

O trabalho, publicado na edição de 18 de novembro do British Medical Journal, sugere que a janela para o pico de fertilidade fica em algum momento entre o 8o. e o 15o. dia de um ciclo menstrual regular de 28 dias.

Os pesquisadores do Instituto Nacional de Ciências de Saúde Ambiental, em Durham (Carolina do Norte), analisaram o ciclo menstrual de 213 mulheres que estavam tentando engravidar. A equipe mediu o tempo de ovulação por meio dos níveis de hormônio na urina.

Apenas em 30 por cento das vezes todo período fértil da mulher esteve dentro do tempo identificado pelas orientações atuais, entre 10 e 17 dias . Cerca de 17 por cento das mulheres estavam férteis no 7. dia do ciclo e 54 por cento estava fértil no 12. e 13. dias.

Os dias férteis são ainda mais variáveis em mulheres com ciclos irregulares. Por exemplo, 4 a 6 por cento dessas mulheres estavam potencialmente férteis na quinta semana do ciclo. No estudo, a ovulação ocorreu em algum momento entre 8 e 60 dias após a menstruação.

A maioria dos casais que quer ter filhos deve conseguir nos primeiros seis meses de tentativas, disse Wilcox. Os autores aconselham os casais que tentam ter filhos a manter relações sexuais duas ou três vezes por semana.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários