Notícias de saúde

Brasil: Mamografia Digital Revoluciona o Diagnóstico de Câncer de Mama

São Paulo, 20 de Novembro(eHLA). Uma nova tecnologia está revolucionando o diagnóstico de tumores de mama. Trata-se da mamografia digital de campo inteiro, que permite a visualização em detalhes da área examinada. Segundo estudos preliminares realizados da Universidade de Harvard, uma das maiores vantagens desta técnica é a redução de falsos positivos. O novo equipamento está começando a ser usado no Brasil pelo Centro de Estudos e Pesquisa da Mulher (Cepem), no Rio de Janeiro. “A mamografia digital fornece mais detalhes da área estudada. O novo exame mostra um contraste nunca visto antes e isso permite um aumento da detecção do câncer, principalmente nas mamas mais densas”, explica o médico Henrique Alberto Pasqualette, diretor do Cepem.

Enquanto o exame convencional dura cerca de 20 minutos, a mamografia digital leva apenas três. Além da rapidez, a ampliação das áreas analisadas poderá ser feita através de processos eletrônicos, semelhantes aos métodos usados nas fotografias por satélite. “Estima-se a diminuição de 90% no retorno das pacientes para estudos adicionais”, afirma Pasqualette. Nos próximos anos, na mamografia digital será usado um sistema de inteligência artificial que permitirá uma segunda leitura do exame, corrigindo e mostrando aos médicos pontos que devem ser investigados.

Os especialistas lembram: mesmo que a mulher não tenha histórico de displasia mamária ou de câncer de mama na família, deve-se fazer sempre um auto-exame e, depois dos 35 anos, mamografias periódicas.

Copyright © 2000 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários