Publicidade

Notícias de saúde

Laboratórios Têm 30 Dias para Retirar Antigripais do Mercado

SÃO PAULO (Reuters) - Os laboratórios que fabricam medicamentos com fenilpropanolamina, antigripais conhecidos como Naldecon, Dimetapp e Descon, têm 30 dias para recolher seus remédios em todo o território nacional, informou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

O laboratório Bristol, fabricante do descongestionante Naldecon, já havia decidido, a partir da recomendação da FDA (Food and Drug Administration), divulgada nos Estados Unidos na segunda-feira, suspender seu produto.

A Bristou entregou à Anvisa, na quarta-feira, uma carta comunicando sua decisão, de acordo com Antônio Carlos Salles, gerente de assuntos corporativos da empresa.

"Não pensamos duas vezes com a recomendação da FDA e decidimos suspender o produto", disse Salles, acrescentando que o Naldecon será suspenso em todo o mundo.

O laboratório vai divulgar sua decisão em comunicado à classe médica e distribuidores de medicamentos e, na sexta-feira, o mesmo comunicado será publicado nos principais jornais do país e em cadeias de rádio, de acordo com Salles.

Os medicamentos contendo a substância fenilpropanolamina tiveram sua fabricação, distribuição e comercialização suspensa na quarta-feira pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

A decisão foi tomada depois que o FDA relatou a ocorrência de "graves efeitos colaterais" associados a medicamentos contendo a substância e recomendou a suspensão de produtos com fenilpropanolamina nos Estados Unidos.

De acordo com a assessoria da Anvisa, a fenilpropanolamina provocou hemorragia cerebral em alguns pacientes, "principalmente mulheres", nos Estados Unidos, que utilizavam remédios para emagrecer.

Não foram relatados casos de efeitos colaterais semelhantes no Brasil, segundo a assessoria, e a suspensão consiste em "uma medida de prevenção". A lista de medicamentos suspensos, segundo a Anvisa, inclui Benadryl Dia e Noite, Contac, Naldecon, Acolde, Rinarin Expectorante, Deltap, Desfenil, Naldex, Nasaliv, Decongex Plus, Sanagripe, Descon, Descon AP, Descon Expectorante, Dimetapp, Dimetapp Expectorante, Cheracol Plus, Ornatrol Spansule, Rhinex AP e um medicamento sem marca comercial contendo fenilpropanolamina do laboratório Neo Química.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: