Notícias de saúde

Mamães de Primeira Viagem

Um curso “Preparatório para Gestantes” desenvolvido pelo Hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba, pretende ajudar os casais que estão tendo seu primeiro filho. Durante cinco semanas os casais tiram suas dúvidas sobre o antes e o pós-parto, através de orientações de psicólogos, nutricionistas e profissionais do serviço social do hospital.

O curso é aberto à comunidade. Entre as dúvidas mais freqüentes das gestantes está o momento do parto e o aleitamento materno.

O curso faz parte do Programa Materno-Infantil desenvolvido desde 1990. O bom atendimento à gestante e ao bebê, desde o pré-natal ao sexto mês de gestação, garantiu o título de Hospital Amigo da Criança ao Nossa Senhora das Graças, dado pelo Unicef em 1996. Segundo a enfermeira Denise Maria Dapper, coordenadora do curso, a idéia é que as mães passem por um período tranqüilo de gestação, tirando suas dúvidas.

O curso é feito ao longo de cinco sábados consecutivos. No primeiro dia, as mães irão aprender sobre mudanças durante a gestação, preparo das mamas para amamentar e farão uma visita aos alojamentos do ‘Alojamento Conjunto’, programa da maternidade que permite que o bebê fique o tempo todo ao lado da mãe.

No segundo sábado, a alimentação da gestante, aspectos psicológicos vivenciados pelo casal e direitos sociais e trabalhistas são os assuntos. Na terceira aula, as alunas irão aprender sobre o parto normal e a cesariana, exercícios respiratórios, cuidados no puerpério e amamentação e fertilidade. No quarto encontro, os assuntos tratados são o aleitamento materno e o ingurgitamento mamário e fissuras. A última aula é dedicada às características e cuidados com os recém-nascidos. O curso é gratuito. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (41) 335-2121, ramal 635.

Copyright © 2000 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários