Notícias de saúde

Estudo Associa Doces e Álcool

WASHINGTON (Reuters) - Novos estudos sobre gêmeos sugerem que, pelo menos nos homens, o intenso desejo de comer doces pode estar associado a uma tendência ao alcoolismo e a causa pode ser genética.

Homens que têm dificuldades para controlar seu desejo de comer doces, também acham difícil ficar longe das bebidas alcoólicas, de acordo com trabalho da Universidade da Carolina do Norte (UNC), em Chapel Hill.

"Anos atrás encontramos a primeira evidência clínica associando esse gosto por doces com o alcoolismo, num estudo em que os participantes provavam várias concentrações de açúcar dissolvido em água", lembrou David Overstreet, professor assistente de psiquiatria que chefiou a pesquisa.

"Neste novo trabalho, descobrimos que, apesar das diferentes experiências de vida, irmãos gêmeos continuam a ter a mesma preferência por doces e álcool."

A equipe de Overstreet estudou 19 pares de gêmeos, nenhum dos quais tinha recebido diagnóstico anterior de alcoolismo, e apresentou suas conclusões no encontro da Sociedade para a Neurociência em New Orleans.

"Os homens que relataram maior consumo de álcool e mais problemas associados à ingestão de bebidas também tinham dificuldades para controlar a quantidade de doces que comiam", disse.

"Eles têm mais chances de admitir sua ânsia por doces. Também é mais provável que sintam mais vontade de comer doces quando estão nervosos ou deprimidos, acreditando que assim vão se sentir bem."

Alexey Kampov-Polevoy, que deixou a UNC, hoje está na Escola de Medicina Mt. Sinai, em Nova York, e também participou do estudo, disse que a descoberta pode ajudar os médicos a evitar que os alcoólicos se entreguem à bebida.

"Nossas descobertas são ainda mais interessantes, quando lembramos que em seus primeiros textos os Alcoólicos Anônimos diziam que o consumo de doces aumentava a vontade de beber", afirmou Kampov-Polevoy.

"Talvez um simples e barato teste, que possa ser feito em 10 minutos, seja o primeiro passo para desenvolver um teste para verificar a propensão ao alcoolismo", acrescentou.

"O exame poderia identificar os jovens com maior predisposição ao alcoolismo, permitindo a adoção de ações educativas e preventivas em vez de esperar que o alcoolismo se desenvolva."

Os cientistas ressaltam que nem todas as pessoas que gostam de doces se tornam alcoólatras, mas lembram que os homens que gostam de alimentos extremamente doces tendem a também gostar de bebidas alcoólicas.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários