Notícias de saúde

Acne: Prevenção e Tratamento Começam na Infância

O tratamento e a prevenção da acne, tão comum na puberdade, devem começar na infância, antes do surgimentos dos primeiros cravos e espinhas. “A prevenção é fundamental”, afirma o dermatologista Mário Cezar Pires, membro da Associação Paulista de Medicina (APM). “O tratamento deve começar o quanto antes”, completa.

O tratamento da acne deve ser iniciado em fase precoce, quando surgem os primeiros cravos e espinhas, ou mesmo quando o único sinal ainda é um aumento da oleosidade da pele. De acordo com Pires, ela deve ser controlada pois é essa oleosidade que alimenta a bactéria que desenvolve a acne. “A oleosidade da pele começa com a produção de hormônios”, diz o dermatologista. Isso ocorre na puberdade, entre os 10 e 12 anos.

A maioria das pessoas tem razão quando pensa que a acne é um “sintoma” da puberdade e que ela passa com o tempo. Então, por que tratá-la? Segundo Pires, a acne passa, mas a cicatriz fica. “E não existe uma pessoa que gostaria de ter cicatrizes no rosto”, argumenta. “A prevenção e o tratamento são fundamentais para que a pessoa não apresente as seqüelas da acne”.

Muitos adolescentes, quando chegam aos consultórios dermatológicos, apresentam manchas irreversíveis e cicatrizes profundas, difíceis de tratar. Se a acne dos jovens, que muitas vezes necessitam de cirurgias corretivas, tivessem sido tratadas precocemente, não deixaria marcas ou seqüelas. Pires é taxativo: “A primeira providência a ser tomada quando a oleosidade da pele aumenta ou a acne aparece, é procurar um dermatologista”.

Segundo ele, o profissional poderá avaliar o caso e indicar o tratamento mais adequado. “Receitas caseiras e medicamentos sem orientação médica não ajudam. Pelo contrário, só atrapalham o tratamento posterior”, afirma.

O tratamento da acne é feito com medicamentos chamados retinóides. De acordo com o dermatologista, a exposição ao sol não faz mal para a acne em si. No entanto, pode causar problemas no tratamento. “A maioria dos medicamentos são fototóxicos”, explica. O tema será discutido no Congresso Internacional de Dermatologia Cosmética, que acontece de 9 a 11 de novembro, no Sofitel Rio Palace, no Posto Seis, Rio de Janeiro (RJ).

Copyright © 2000 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários