Notícias de saúde

Internet Serve de Divã Para Adolescentes

Pesquisa feita nos EUA mostra que muitos adolescentes vão buscar nas salas de bate-papo a ajuda emocional que precisam. Que os adolescentes adoram a Internet, isso todos já sabem. O que poucos sabiam é que muitos jovens entram na rede para procurar ajuda emocional. E o fazem não através de sites médicos, mas sim em salas de bate-papo.

Essas conclusões foram apresentadas no 47o. Encontro Anual da American Academy of Child and Adolescent Psychiatry em Nova York. "Quando as crianças procuram ajuda para problemas emocionais, elas recorrem à Internet da mesma forma que procuram um profissional da área de saúde mental ou um conselheiro escolar", disse a coordenadora do estudo, Madelyn S. Gould da Universidade de Colúmbia, em Nova York.

Os especialistas estão preocupados, já que a “ajuda” dos chats pode não ser muito eficaz nem correta. Mesmo assim, 75% dos internautas adolescentes que já usaram a Internet para ajuda psicológica disseram que o problema melhorou por causa da informação obtida.

Entre os 510 alunos pesquisados, 13% admitiram que usaram a Internet para afastar pensamentos suicidas. A psicóloga brasileira Beatriz Ericsson acha que a Internet acaba sendo outra fonte de informação, mas não a única. “Os adolescentes continuam buscando ajuda com os pais ou com outros serviços”, diz ela.

A autora da pesquisa sugere aos profissionais de saúde mental que eles identifiquem as crianças que usam a Internet em busca de ajuda. “Deveríamos também começar a desenvolver salas de bate-papo alternativas, que possa ajudar esses jovens a enfrentar adequadamente seus problemas", declarou Gould.

Além disso, os pais deveriam conversar com os filhos para saber quais sites estão acessando na Web, estar atentos aos problemas das crianças e encaminhá-las para a ajuda adequada em caso de necessidade, aconselhou a pesquisadora.

Copyright © 2000 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários