Notícias de saúde

Ervas para Asma são Populares, mas Efeito não é Confirmado

Por Chris Cunningham

NOVA YORK (Reuters Health) - Algumas pessoas que usam ervas medicinais para asma podem ter alívio dos sintomas, mas segundo pesquisadores britânicos, não há evidências científicas de que esses remédios naturais sejam eficazes.

"Ervas medicinais, mesmo que largamente usadas, têm valor incerto no tratamento da asma", informou a equipe de Alyson Huntley, da Universidade de Exeter, na Grã-Bretanha, em trabalho publicado na edição de novembro da revista Thorax.

Mas, de acordo com os pesquisadores, para alguns, há dados promissores que apoiam novas pesquisas".

Os cientistas revisaram os resultados de 17 testes clínicos que usaram ervas para alívio da asma. Dos estudos, seis foram dedicados a ervas medicinais chinesas e oito, à medicina tradicional indiana. O remédio japonês Kampo, a maconha e o extrato de folha seca de hera foram objeto de outros três estudos.

Dos 17 testes, nove mostraram melhora nas funções pulmonares e de sintomas apresentados por pacientes com asma. Os autores informaram que amostras pequenas, pouca descrição dos efeitos colaterais e variação nas taxas entre os participantes do estudo tornaram impossível concluir se as ervas medicinais são uma opção viável para o tratamento da asma.

Os resultados indicam que extrato de gingko, tabletes do revigorante renal chinês para prevenção de asma (IKPA), tabletes Wenyang Tonglulo (WTM) e extrato seco de hera produziram melhora na função pulmonar.

Por outro lado, os testes que usaram pó e folhas do "T. indica" indiano, a mistura do "L. wallichii" chinês e maconha não mostraram benefícios.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários