Notícias de saúde

Estresse Causa Gordura Abdominal em Mulheres

Cientistas descobrem mais um fator para o acúmulo daquelas gordurinhas indesejadas na região abdominal: o estresse. Você está estressada? Caso não saiba, dê uma olhada na sua cintura. Segundo uma equipe de pesquisadores dos Estados Unidos, as mulheres que têm um nível mais elevado do hormônio cortisol – presente em pessoas estressadas – tendem a ter mais gordura na região da cintura. Os cientistas não sabem ainda se o estresse causa o acúmulo de gordura ou se algum outro fator é responsável pelos dois fenômenos.

E isso é uma má notícia, não só do ponto de vista estético. A gordura abdominal – mais do que a gordura nas coxas ou nos glúteos – faz aumentar o risco de vários problemas incluindo doenças no coração e diabetes. O estudo foi feito no campus de São Francisco da Universidade da Califórnia. Cinqüenta e nove mulheres entre 30 e 46 anos que estavam sofrendo estresse psicológico foram acompanhadas durante três sessões.

Cerca de metade dessas mulheres tinham níveis elevados de gordura abdominal quando compados com o resto do corpo. Essas mulheres eram mais vulneráveis ao estresse, e tinham níveis mais elevados de cortisol quando estressadas. Um fato curioso é que as mulheres magras – mas com gordura abdominal – parecem ser ainda mais vulneráveis ao estresse. Os pesquisadores ainda não sabem explicar, mas ficou claro que as mulheres magras não se adaptam ao estresse tão bem quanto o resto, têm mais emoções negativas e se adaptam menos.

Os pesquisadores fizeram questão de deixar claro que existem vários fatores que contribuem para o acúmulo de gordura na região abdominal: genética, fumo, exercício e dieta. Agora, essa lista tem mais um integrante: o estresse.

Copyright © 2000 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários