Notícias de saúde

Videogame Aumenta Risco de Obesidade

NOVA YORK (Reuters Health) - Mais um estudo mostra que se as crianças não tiverem mais atividades físicas vão se tornar vítimas da epidemia de obesidade. Adolescentes pouco ativos e que jogam videogame são mais propensos a engordar e manter o excesso de peso.

"A mensagem vai além das crianças do nosso estudo", disse a chefe da equipe Jennifer O'Loughlin, da Universidade McGill, em Montreal (Canadá). "A obesidade é um problema crescente entre todas as crianças em todos os lugares", disse a especialista.

No estudo publicado na edição de 15 de outubro do American Journal of Epidemiology, os pesquisadores acompanharam por um ano mais de 2 mil crianças em idade escolar, entre 9 e 12 anos, que moravam em Montreal. Todas as crianças foram submetidas a vários testes que incluíram o cálculo do índice de massa corporal, a proporção entre peso e altura.

As crianças preencheram questionários que avaliaram seu nível de atividade.

Dois anos depois, os pesquisadores examinaram 633 crianças do grupo original.

A equipe verificou que o índice de massa corporal no início do estudo, a ausência de atividades esportivas, o uso diário do videogame e a inatividade indicaram quais crianças seriam obesas depois de um ou dois anos. Com relação às crianças das áreas urbanas, O'Loghlin acredita que um dos motivos para a falta de atividade física "é a grande preocupação dos pais com a segurança dos filhos. Isso pode levar as crianças a ficar dentro de casa mais tempo, vendo TV ou jogando videogame", disse a pesquisadora em entrevista à Reuters Health.

"A idéia básica é que temos de tornar nossas crianças mais ativas não apenas na escola, mas também na comunidade onde vivem", disse a pesquisadora.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários