Notícias de saúde

Navios Serão Equipados Com Aparelhos de Diálise

Por Pippa Wysong

TORONTO (Reuters Health) - Pacientes renais crônicos, que precisam de diálise, não precisam mais abandonar o sonho de fazer um cruzeiro. Durante encontro da American Society of Nephrology (Sociedade Americana de Nefrologia), em Toronto, uma empresa anunciou que o tratamento poderá ser feito a bordo.

As pessoas com insuficiência renal precisam ir a uma clínica regularmente para fazer diálise, procedimento em que uma máquina desempenha as funções que seus rins são incapazes de realizar. A rotina limita as possibilidades de viagens para esses doentes.

A empresa Dialysis at Sea, com sede na Flórida, tem oito centros de diálise que podem ser instalados em navios selecionados.

Segundo Steve Debroux, presidente da companhia, as viagens são oferecidas em rotas regulares de navios. A empresa foi fundada há 23 anos por um casal que trabalha como agentes de viagem.

"Oferecemos viagens no mundo inteiro", disse Debroux. O casal fundou a empresa por causa de uma amiga, que costumava viajar, e teve insuficiência renal.

"Ela não podia viajar mais porque precisava da diálise", disse o empresário. Os agentes de viagem instalaram um centro móvel de diálise em um navio e a amiga pôde viajar novamente.

Até 12 pessoas que necessitam do tratamento podem ser incluídas em cada cruzeiro, um número que a companhia mantém baixo intencionalmente.

"Não queremos fazer um 'cruzeiro da diálise', mas uma viagem de férias. As pessoas querem se afastar dos hospitais e dos outros pacientes. Não querem se lembrar de seus problemas médicos", disse Debroux.

Não há anúncios especiais indicando que um navio tem uma unidade de diálise a bordo e geralmente os passageiros nem sabem quem está fazendo tratamento.

Na verdade, os que não precisam de diálise nem ficam sabendo que há um equipamento médico especial a bordo.

As unidades são instaladas nos navios com reservas de água e eletricidade suficientes para garantir seu funcionamento.

Segundo Debroux, as instalações seguem os padrões da American Medical Association (Associação Médica Americana) e há uma equipe médica treinada nos cruzeiros.

No próximo ano, os cruzeiros com diálise devem seguir para Caribe, Havaí, Alasca, Bermudas, Canadá e Mediterrâneo, mas os roteiros variam de ano para ano, disse o empresário.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários