Notícias de saúde

Novo coronavírus pode permanecer viável por até três dias em algumas superfícies externas

25 de março de 2020 (Bibliomed). O novo coronavírus pode viver no ar por várias horas e em algumas superfícies por até três dias, segundo pesquisas do governo dos EUA e de outros cientistas. Contudo, enfatiza-se que o estudo, publicado na última semana, não prova que alguém tenha sido infectado pela respiração de partículas contaminadas do ar ou pelo contato com superfícies contaminadas.

Desde que surgiu na China, no final do ano passado, o novo vírus infectou dezenas de milhares de pessoas em todo o mundo e causou mais de 5.300 mortes - muito mais do que o surto de SARS de 2003 causado por um vírus geneticamente semelhante.

Segundo os autores, o estudo mostra que o vírus permanece viável por longos períodos nessas condições, portanto é teoricamente possível a contaminação, disse o líder do estudo Neeltje van Doremalen, do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas.

Para este estudo, os pesquisadores usaram um dispositivo nebulizador para colocar no ar amostras do novo vírus, imitando o que poderia acontecer se uma pessoa infectada tossisse ou o levasse ao ar de outra maneira. Eles descobriram que vírus viáveis ??poderiam ser detectados até três horas depois no ar; até quatro horas em cobre; até 24 horas em papelão; e até três dias em plástico e aço inoxidável. Resultados semelhantes foram obtidos em testes feitos no vírus que causou o surto de SARS em 2003.

Os testes foram feitos no Rocky Mountain Lab do Instituto Nacional de Saúde em Hamilton, MT, por cientistas do NIH, da Universidade de Princeton e da UCLA, com financiamento do governo dos EUA e da National Science Foundation.

As descobertas foram publicadas no site medRxiv para discutir trabalhos que ainda não foram revisados ??por outros cientistas, mas que podem ser rapidamente compartilhados com outros cientistas.

Fonte: medRxiv. DOI: 10.1101/2020.03.09.20033217.

Copyright © Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários