Notícias de saúde

Alterações na renda podem aumentar risco cardiovascular

12 de março de 2020 (Bibliomed). Uma maior renda está associada a menor incidência de doença cardiovascular (DCV). No entanto, existem poucas pesquisas sobre a associação entre mudanças na renda e DCV incidente.

Recente estudo teve como objetivo examinar a associação entre mudança de renda familiar e risco subsequente de DCV. Na pesquisa, a associação entre mudanças na renda familiar e DCV incidente foi avaliada entre 8.989 participantes (idade média de matrícula, 53 anos; 43% homens; 20% de raça negra).

Os pesquisadores descobriram que 10% dos participantes tiveram uma queda de renda, 70% tiveram uma renda que permaneceu relativamente inalterada e 20% tiveram um aumento de renda. Os participantes com queda de renda apresentaram um risco significativamente maior de DCV incidente em comparação com aqueles cujas rendas permaneceram relativamente inalteradas (taxa de risco, 1,17) em uma análise ajustada, enquanto aqueles com aumento de renda experimentaram um risco significativamente menor de DCV incidente (taxa de risco, 0,86) em comparação com aqueles cujas rendas permaneceram relativamente inalteradas.

O estudo concluiu que uma mudança de renda negativa está associada ao maior risco de doença cardiovascular incidente, enquanto uma mudança de renda positiva está associada ao menor risco de doença cardiovascular incidente.

Fonte: JAMA Cardiology. DOI: 10.1001/jamacardio.2019.3788.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários