Notícias de saúde

Uso de protetores solares diminui a incidência de melanoma

06 de março de 2020 (Bibliomed). O melanoma está epidemiologicamente ligado à exposição aos raios ultravioletas (UV), principalmente dentre as queimaduras solares na infância. As campanhas de saúde pública estão aumentando o comportamento protetor solar nos Estados Unidos e em outros países, mas o efeito na incidência de melanoma é desconhecido.

Pesquisa recentemente publicada na revista JAMA Dermatology buscou examinar a incidência de melanoma nos Estados Unidos e se existem diferenças específicas por idade.

Neste estudo de base populacional, incluindo 988.103 casos de melanoma invasivo relatados entre 2001 e 2015, a incidência no diagnóstico de melanoma aumentou globalmente, mas diminuiu entre indivíduos de 10 a 29 anos nos Estados Unidos de 2006 a 2015. Esses achados foram baseados em dados do programa nacional de estatísticas de câncer dos EUA.

Portanto, o aparente declínio na incidência de melanoma em adolescentes e adultos jovens nos Estados Unidos contrasta com o aumento da incidência de melanoma em idades mais avançadas e está possivelmente associado a intervenções de proteção solar, fornecendo apoio para os esforços contínuos de prevenção.

Fonte: JAMA Dermatology.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários