Notícias de saúde

Mosquitos geneticamente modificados podem combater a dengue

27 de fevereiro de 2020 (Bibliomed). Com o vírus da dengue se tornando endêmico nas regiões tropicais e subtropicais do mundo, existe uma demanda global premente por estratégias eficazes para controlar os mosquitos que espalham esta doença. Os recentes avanços nas tecnologias de engenharia genética tornaram possível a criação de mosquitos com menor competência vetorial, limitando sua capacidade de adquirir e transmitir patógenos.

Cientistas criaram mosquitos Aedes aegypti geneticamente modificados que não podem ser infectados ou espalhar o vírus da dengue. Os mosquitos são capazes de resistir a todos os quatro tipos de dengue, um vírus transmitido por mosquitos estes insetos. Esta descoberta pode vir a melhorar significativamente o controle da doença.

Os resultados de um recente estúdio acerca destes achados foram publicados na revista PLOS Pathogens.

O aspecto mais importante deste estudo é o fato de serem os mosquitos projetados para ser refratários a todos os principais sorotipos do vírus da dengue, o que pode servir como uma ferramenta genética para controlar a dengue em estado selvagem no futuro.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a incidência global da dengue aumentou dramaticamente nas últimas décadas. Cerca de metade da população mundial está agora em risco. Estima-se que haja 390 milhões de infecções por ano.

Fonte: PLOS Pathogens. News release. 2020.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários