Notícias de saúde

Atividade física protege contra a asma?

06 de fevereiro de 2020 (Bibliomed). A atividade física pode ser um fator de risco potencialmente modificável para asma e determinante do desenvolvimento da função pulmonar. Uma revisão sistemática teve como objetivo resumir as evidências disponíveis sobre o efeito longitudinal da atividade física no desenvolvimento da asma, a persistência dos sintomas da asma e os resultados da função pulmonar em crianças e adolescentes.

Na pesquisa, os bancos de dados eletrônicos PubMed e Embase foram pesquisados ??em todos os artigos originais que investigaram a associação longitudinal entre atividade física e resultados de asma ou resultados de função pulmonar em crianças e adolescentes.

A pesquisa bibliográfica recuperou 2.298 publicações das bases de dados eletrônicas. Todos os artigos foram selecionados e 2.289 foram posteriormente excluídos, resultando em nove estudos longitudinais elegíveis para inclusão na revisão. Dois estudos não encontraram associação com sibilância incidente e dois de quatro não encontraram associação com vários resultados de asma. Três estudos investigaram o efeito sobre a função pulmonar: um observou associação apenas em meninos, um observou associação em meninas e um não encontrou associação.

A evidência foi altamente inconsistente para a relação entre atividade física e asma e resultados da função pulmonar. Portanto, o estudo concluiu que não há evidências suficientes para sugerir que a atividade física tenha um efeito a longo prazo sobre o risco de desenvolvimento de asma na juventude. Além disso, não há evidências suficientes para determinar os efeitos longitudinais da atividade física na função pulmonar em crianças.

Fonte: Pediatric Allergy Immunology. 30: 739– 751.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários