Notícias de saúde

Coronavírus: o que é?

27 de janeiro de 2020 (Bibliomed). Os coronavírus são uma grande família de vírus responsáveis ??por cerca de um em cada quatro casos de resfriado comum.

Os coronavírus humanos comuns, incluindo os tipos 229E, NL63, OC43 e HKU1, geralmente causam doenças leves a moderadas do trato respiratório superior, tais como o resfriado comum já citado. A maioria das pessoas é infectada com esses vírus em algum momento de suas vidas. Essas doenças geralmente duram apenas um curto período de tempo. Os sintomas podem incluir coriza, dor de cabeça, tosse, dor de garganta, febre e uma sensação geral de mal-estar.

Às vezes, os coronavírus humanos podem causar doenças do trato respiratório inferior, como pneumonia ou bronquite. Isso é mais comum em pessoas com doença cardiopulmonar, pessoas com sistema imunológico enfraquecido, bebês e adultos mais velhos.

Sabe-se que outros dois coronavírus humanos, MERS-CoV e SARS-CoV, causam frequentemente sintomas graves. Os sintomas da MERS geralmente incluem febre, tosse e falta de ar, que geralmente progridem para pneumonia. Cerca de três ou quatro em cada dez pacientes relatados com MERS morreram. Os casos de MERS continuam a ocorrer, principalmente na Península Arábica. Os sintomas da SARS geralmente incluíam febre, calafrios e dores no corpo, que geralmente evoluíam para pneumonia. Nenhum caso humano de SARS foi relatado em nenhum lugar do mundo desde 2004.

Este novo coronavírus, apelidado de 2019-nCoV, surgiu pela primeira vez em Wuhan, na China, um importante centro de transporte a cerca de 1100 quilômetros ao sul de Pequim, com uma população de mais de 11 milhões de pessoas. A China registrou o surto em 30 de dezembro de 2019 e o número de casos no país subiu para mais de 600. Acredita-se que o vírus tenha se originado em animais, potencialmente cobras e saltado para seres humanos. Muitos dos pacientes diagnosticados no início do surto tinham alguma ligação com um grande mercado de peixes e frutos do mar e de animais vivos em Wuhan.

As autoridades de saúde estão preocupadas porque a análise genética mostrou que o novo coronavírus é semelhante ao SARS e MERS. Os sintomas incluem febre, tosse e dificuldade em respirar.

O seu médico pode solicitar exames laboratoriais em amostras respiratórias e do seu sangue para detectar coronavírus humanos.

Fonte: CEC. Centers for Disease Control and Prevention. Infectious Diseases Society of America; Jan. 23, 2020, report.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários