Notícias de saúde

Uso de desinfetantes aumenta o risco de desenvolver DPOC

26 de dezembro de 2019 (Bibliomed). A exposição a desinfetantes em profissionais de saúde tem sido associada a alterações da saúde respiratória, incluindo asma. Apesar da plausibilidade biológica de uma associação entre desinfetantes (substâncias irritantes) e risco de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), os dados disponíveis são escassos.

Pesquisa teve como objetivo investigar a associação entre exposição a desinfetantes e incidência de DPOC em uma grande coorte de enfermeiras americanas.

Pesquisadores usaram dados do U.S. Nurses' Health Study II. Uma análise examinando a associação entre desinfetantes (substâncias irritantes) e o risco de DPOC incluiu 73.262 mulheres que ainda estavam em um trabalho de enfermagem e não tinham histórico de DPOC em 2009; os dados de acompanhamento estavam disponíveis até 2015. A exposição ocupacional a desinfetantes foi determinada por questionário e uma matriz de exposição de tarefas e tarefas.

Os pesquisadores descobriram que 582 enfermeiros relataram incidentes com DPOC diagnosticados por médicos. A incidência de DPOC foi associada ao uso semanal de desinfetantes apenas para limpar superfícies (22,9% dos participantes expostos; taxas de risco ajustadas [aHR], 1,38) e para limpar instrumentos médicos (19,0% expostos; aHR, 1,31). Os resultados incluíram ajustes para idade, tabagismo (maço-ano), raça, etnia e índice de massa corporal. A exposição de alto nível a desinfetantes específicos (por exemplo, compostos de glutaraldeído, alvejante, peróxido de hidrogênio, álcool e amônio quaternário) foi significativamente associada à incidência de DPOC (intervalo de aHR de 1,25 a 1,36). O status de tabagismo e asma não modificou as associações.

Portanto, o uso regular de desinfetantes químicos entre enfermeiros pode ser um fator de risco para o desenvolvimento de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). O estudo foi publicado no JAMA Network Open.

Fonte: JAMA Netw Open. 2019;2(10):e1913563. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2019.13563.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários