Notícias de saúde

Menopausa precoce afeta a saúde cardiovascular das mulheres

03 de dezembro de 2019 (Bibliomed). A menopausa antes dos 50 anos coloca as mulheres em risco aumentado de doenças cardíacas não fatais, e quanto mais cedo ocorre a menopausa, maior o risco, sugerem novas pesquisas.

Um novo estudo publicado na revista The Lancet: Public Health analisou dados de mais de 300.000 mulheres que fizeram parte de 15 estudos em todo o mundo e descobriram que mulheres que atingiram a menopausa antes dos 50 anos tinham maior probabilidade de ter um problema cardíaco não fatal, como um ataque cardíaco, angina ou acidente vascular cerebral (AVC, derrame).

Na pesquisa, as mulheres com menos de 40 anos que tiveram menopausa prematura tinham quase duas vezes mais chances de ter um evento cardiovascular não fatal antes dos 60 anos. Isso foi comparado a mulheres que atingem a menopausa entre 50 ou 51 anos, durante o período considerado de desenvolvimento padrão.

Pesquisas anteriores mostraram uma ligação entre a menopausa precoce e problemas cardíacos fatais, explicaram os autores do estudo. A relação com eventos cardiovasculares não fatais não era clara até agora. Fumar, estar acima do peso ou obeso e ter níveis mais baixos de educação também podem fortalecer o vínculo entre a menopausa precoce e o risco de doenças cardiovasculares da mulher.

Os resultados têm implicações clínicas e de saúde pública significativas. Identificar mulheres com menopausa precoce oferece uma janela de oportunidade para seus médicos trabalharem com elas para monitorar e gerenciar ativamente os fatores de risco de doenças cardiovasculares. O diagnóstico clínico precoce ajudará a melhorar a saúde cardiovascular geral nos anos pós-menopáusicos.

Fonte: University of Queensland, news release, 2019.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários