Notícias de saúde

Cirurgia bariátrica aumenta o uso de serviços de saúde mental

22 de novembro de 2019 (Bibliomed). A obesidade está associada a um aumento da prevalência de distúrbios psiquiátricos. A associação da cirurgia bariátrica com os resultados em saúde mental é pouco conhecida.

Em um novo estudo, pesquisadores procuraram responder à pergunta se existe um aumento no uso de serviços de saúde mental após uma cirurgia bariátrica.

Neste estudo de coorte, durante um período de dez anos, um em cada seis pacientes submetidos à cirurgia bariátrica (16,7%) utilizou pelo menos um episódio em um serviço de saúde mental. Comparado com o antes da cirurgia, as apresentações ambulatoriais, de emergência e psiquiátricas foram significativamente mais comuns após a cirurgia.

A nova pesquisa concluiu que as diretrizes atuais da cirurgia bariátrica profissional que recomendam avaliações psicológicas pré-operatórias e o adiamento da cirurgia em pacientes com condições psiquiátricas ativas podem ser ineficazes ou inconsistentemente respeitadas, e os pacientes devem ser rotineiramente avaliados e informados no pré-operatório sobre as possíveis associações da cirurgia bariátrica à resultados adversos em sua saúde mental.

Fonte: JAMA Psychiatry. DOI: 10.1001/jamapsychiatry.2019.2741.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários